HBSIS
Redução em gastos com combustível e quilometragem prevista X realizada com o Roteirizador HBSIS

Reduzir custos e garantir o nível de serviço nas entregas estão entre os principais desafios de empresas que trabalham com logística e transporte. Desenvolvidas com o objetivo de facilitar os processos e deixar o cliente final satisfeito, tecnologias como o Roteirizador permitem a otimização dos percursos e a redução no tempo de planejamento e de execução das entregas.

Uma solução especializada em roteirização compõe a Plataforma de Soluções Logísticas desenvolvida pela HBSIS, empresa catarinense de tecnologia para o setor. A ferramenta utiliza um algoritmo especializado para criar rotas mais inteligentes e reduzir o tempo de percurso, evitando atrasos e potencializando o recurso das distribuidoras. Junto a outras seis soluções integradas, ela contribui para o aprimoramento da gestão dos processos, que vão do armazém até a entrega final dos produtos.

A partir de informações estratégicas, a ferramenta define itinerários automaticamente, integrando as demais tecnologias utilizadas pela empresa. Considerando o tipo de veículo e as entregas previstas para o dia, ela indica o caminho mais adequado e calcula o tempo de percurso até o endereço final, levando em conta paradas programadas, janelas e tempos de atendimento dos clientes.

Benefícios comprovados

“O Roteirizador HBSIS permite uma visão detalhada e dinâmica da quantidade de repasses de cada caminhão, da dispersão de quilometragem e das especificidades de cada entrega. Com esse acompanhamento, os clientes ficam mais satisfeitos, as operações de entrega são otimizadas e a revenda ganha em produtividade e economia”, detalha Joecil Camargo, Coordenador de Distribuição da Imaruí Litoral.


A revenda, que atua no leste do estado de São Paulo, utiliza a tecnologia há aproximadamente dois meses e já registrou uma diminuição de 10% na dispersão de quilometragem, indicador que mostra a diferença entre o cálculo de rota previsto e o realizado. Desde a implantação do Roteirizador, a taxa caiu de 18% para 8%, retratando o aumento da precisão nas análises, a pontualidade e do controle das operações. “A ferramenta nos permite distribuir melhor a carga, aumentar o número de itens por viagem, melhorar o tempo em rota e, com isso, aumentar a economia de combustível e a produtividade da equipe”, completa.

Gestão de rotas e redução de custos
Lançado em 2017, o Roteirizador HBSIS também vem sendo utilizado na revenda LF Oliveira, gerando resultados positivos nos processos diários. Em relação a dados de maio de 2016, o volume da operação na revenda aumentou, enquanto o gasto de combustível (em litros) foi reduzido em 6%, mesmo com o aumento da quilometragem rodada.


“O roteirizador tem papel importante nesses resultados positivos. Com ele, conseguimos planejar as rotas de forma produtiva e econômica, além de orientar a equipe em relação ao seu cumprimento”, destaca Everton Sprandel, Gerente de Operação e Distribuição da LF. A empresa foi fundada em 1957 e distribui produtos Ambev em toda a região de Montenegro, no Rio Grande do Sul.


Segundo Fabiana Reinert, gerente comercial da HBSIS, a solução contribui diretamente para uma gestão mais eficiente e gera resultados relevantes para toda a equipe. “O software consegue traçar rotas mais curtas, considerando o tipo de veículo, restrições de acesso e peso do caminhão, além de permitir o controle detalhado da jornada dos trabalhadores, evitando desvios trabalhistas e sobrecarga nas atividades diárias. A partir de integrações com outras ferramentas, a solução colabora para resultados gerais no processo logístico, dando subsídios para análises mais efetivas”, detalha.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Preencha o formulário, entraremos em contato em breve.

NOSSOS CLIENTES